Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
24/05/2017 11:05 [UTC+1] - 2016/17 [236/365]
Home > MEDIATECA > SNIRH. O que é?

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) foi criado pelo Instituto da Água (INAG) em meados de 1995 e publicitado para o exterior no Dia Nacional da Água (1 de Outubro).

No dia 1 de Outubro de 1997 passou-se a disponibilizar, via Internet, páginas estáticas e dinâmicas com acesso directo à Base de Dados do SNIRH, ultrapassadas que estavam as questões relacionadas com a comercialização dos dados. O INAG assumiu, então, uma iniciativa pioneira de livre acesso aos dados sobre ambiente, com uma interface Web distinguida em 1997 pelo Prémio Descartes, promovido pelo Instituto de Informática, e patrocinado pelo Instituto Nacional de Administração e pelo Secretariado para a Modernização Administrativa, na categoria de "Disponibilização de informação sobre Recursos Hídricos via Internet". O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft.

O sistema de monitorização dos recursos hídricos nacionais é suportado por uma base de dados preparada para armazenar e divulgar publicamente dados hidro-meteorológica e de qualidade da água (superficial e subterrânea), recolhida na rede de monitorização de recursos hídricos do Ministério do Ambiente (através do portal do sistema http://snirh.pt). A rede de monitorização é composta por estações automáticas e convencionais, estando algumas equipadas com teletransmissão. O portal do sistema também divulga sínteses mensais temáticas, visando a caracterização das disponibilidades hídricas nacionais, relatórios técnicos, cartografia sobre recursos hídricos (por exemplo zonas inundáveis), documentos técnicos e fotografias relacionadas com os recursos hídricos. Actualmente possui três subsistemas (SNIR-Lit, SNIRH-Júnior e SVARH) e mais de 600 visitas/dia (estudantes, professores, investigadores, estabelecimentos de ensino, projectistas e consultores, empresas, meios de comunicação socia e administração pública central e regional).

Para obtenção do logótipo do SNIRH poderá descarregar a seguinte imagem.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água