Concurso 2009/10: Os Recursos Hídricos no Espaço Lusófono
Regulamento do Concurso
A Sessão de apresentação dos trabalhos decorreu no Espaço Monsanto (Parque Florestal de Monsanto, Lisboa). Localização.
O aumento do conhecimento sobre os recursos hídricos permite promover na sociedade a sustentabilidade ambiental, a eco-eficiência, a inovação, a responsabilidade e solidariedade social.
Entende-se por eco-eficiência a criação de mais produtos e serviços, com redução, tanto na utilização dos recursos, como nas rejeições para os meios hídricos (produção de desperdícios e poluição). Com esta filosofia poderão ser obtidas melhorias ambientais, que simultaneamente aumentem os benefícios económicos.
Neste contexto, o Instituto da Água (INAG) propõe-se promover o conhecimento dos recursos hídricos, impactos no passado, presente e futuro, e a sensibilização da sociedade através da elaboração de trabalhos subordinados ao tema “OS RECURSOS HÍDRICOS NO ESPAÇO LUSÓFONO”, onde se pretende o envolvimento dos jovens estudantes na análise e recolha de dados e informação relacionada com os recursos hídricos nos países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor).
Os trabalhos elaborados deverão dar ênfase à quantificação dos recursos, transmitindo a mensagem de forma criativa e enviando, se possível, uma mensagem de esperança para o futuro.
Grupo AlvoO concurso tem como grupo alvo alunos que frequentam 2º e 3º Ciclos do ensino Básico ou equivalente (no Brasil: Ensino Fundamental), ensino Secundário ou equivalente (no Brasil: Ensino Médio) e Universitário. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três jovens). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.
EntregaA entrega ou o envio dos trabalhos para o Instituto da Água, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes. Cada trabalho deverá conter a identificação completa dos autores (nome, morada, telefone e e-mail).
Caso o trabalho seja elaborado no âmbito de uma escola este deverá conter, para além da identificação completa dos autores, a identificação da escola e dos professores que auxiliaram a sua elaboração.
Os trabalhos apresentados em suporte de papel (por exemplo cartazes) não deverão exceder as dimensões do formato A0 (largura 841mm e altura de 1189mm).
Os trabalhos apresentados em suporte de vídeo não deverão exceder sete minutos de duração.
CalendárioOs trabalhos deverão ser enviados até ao final de Fevereiro de 2010 para o Instituto da Água, I.P.. O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de Março de 2010, através do portal https://snirh.apambiente.pt/junior.
Os participantes ao concurso deverão efectuar uma pré-inscrição, via e-mail (snirh@apambiente.pt), até ao final de Janeiro de 2010, permitindo deste modo uma melhor organização do evento público associado à divulgação dos trabalhos apresentados ao concurso.
JúriOs trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Presidência do Instituto da Água e por dois elementos do Departamento de Monitorização e Sistemas de Informação do Domínio Hídrico (DMSIDH) do Instituto da Água, IP (INAG).
PrémioOs trabalhos serão todos premiados com brindes do INAG e divulgação no portal do SNIRH. Serão distinguidos dois trabalhos colectivos e dois trabalhos individuais, que terão apresentação pública e divulgação via Internet.
Os vencedores do concurso terão direito a passar um dia nas instalações do INAG e terrenos experimentais, em contacto com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Algumas Sugestões:- Caracterizar os recursos hídricos da região.
- Caracterizar a qualidade dos recursos hídricos da região.
- Construir uma Base de Dados simplificada, isto é, um arquivo (papel, Acess, outros) de Dados Jovem (Água Nova), utilizável pelas escolas, cujo objectivo é a compilação de dados e informações relacionadas com a água, provenientes das diversas regiões, podendo ser associando às diversas disponibilidades os diferentes usos existentes em cada região. Possibilidade de posterior divulgação via Internet.
- Propor e desenvolver meios de divulgação inovadores das boas práticas de utilização do território de forma a possibilitar o convívio com os fenómenos naturais normais e extremos, como por exemplo secas, escassez de água ou cheias, (blogues temáticos, cartazes, esculturas, slogans, músicas, filmes, peças de teatro etc.).
- Utilizar o “Projecto RIOS” (português ou similares noutros países) para recolher informação de campo relevante à avaliação do estado dos Rios ou delimitar zonas inundáveis pela ocorrência de cheias (entre outros). O Projecto Rios é um projecto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A implementação deste projecto pretende dar resposta a visível problemática de âmbito global, referente a alteração e deterioração da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da população em geral. (http://www.projectorios.org; http://projectorios.blogspot.com; projectorios@gmail.com).
- Estudar a evolução das populações associado associada à variabilidade das disponibilidades hídricas superficiais (rios, lagos e albufeiras) e subterrâneas.
- Avaliar os temas da escassez e excesso de água enquadrados nas práticas de ordenamento do território.
- Avaliar as regras de uso eficiente da água, que visa preservar o recurso, através de uma análise da implementação das regras nos diversos sectores económicos da sociedade: agricultura, industria, serviços, turismo, ensino, uso doméstico e outros sectores económicos (Lazer -usos de recreio -pequenas piscinas e jardins, etc.).
- Propor medidas de preservação deste recurso como meio de preservação do ambiente. Por exemplo identificar mecanismos de controlar o consumo da água, por tempo ou reutilização.