Água: Fonte de Vida

 

Conclusões:bubbles4.gif (17025 bytes)

        O ambiente sofreu nas últimas décadas, nas sociedades mais industrializadas, agressões mais ou menos irreversíveis. A água foi o primeiro dos sectores do ambiente em relação ao qual os ambientalistas fizeram incidir a sua atenção. A qualidade da água de consumo reflecte, em maior ou menor grau ( apesar dos avanços da tecnologia ), as consequências da poluição, mais ou menos grave e generalizada, a que assistimos.

        O consumidor tem vindo a sofrer, na sequência da diminuição dor recursos hídricos de boa qualidade disponíveis, as consequências dessa situação. E tem vindo a aprender que tem direito a reclamar, quando essa qualidade não o satisfaz, o que começa a saber fazer.

        Os responsáveis pela distribuição foram, por isso, mobilizados para responder ao conjunto desses problemas e pedidos. Eles têm de garantir, nas condições reais de operação, um fornecimento de água de qualidade ao consumidor, controlando os riscos sanitários e garantindo a conservação do ambiente. E tudo isto, face a níveis limitados de recursos económicos.

        Por isso, a formação a todos os níveis (distribuidores, operadores, consumidores, responsáveis autárquicos e outros) é indispensável. E ela passa pela colaboração institucional de todos os parceiros, de modo a preservar um abastecimento de água satisfatório para todos os consumidores, de modo a garantir a saúde de todos eles.

 

 

 

 

marca

Home

 

marca

A água: sua indispensabilidade e limitação

 

marca

Evolução do Planeta Terra

 

marca

A dependência da água das diferentes civilizações

 

marca

A água enquanto origem de tensões

 

marca

Ciclo da Água

 

marca

Poluição da água

 

marca

Doenças ligadas à água

 

marca

Rio Douro

 

marca

Rio Bestança (um dos menos poluídos da Europa)

 

marca

Moinhos de água

 

marca

A nossa Terra (galeria de fotos)

 

marca

Medidas para poupar água

 

marca

Bibliografia